BASQUETE4LIFE

domingo, 28 de julho de 2013

Pliometria | Desenvolvimento Máximo da Potência

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed .
como fazer para pular mais alto
Os resultados do treinamento de impulsão são em longo prazo.
Um atleta para desfrutar de todos as vantagens de músculos potentes deve treinar durante 8 anos em um planejamento de longo prazo. O treinador tem a necessidade de estabilizar uma lista de exercícios de pliometria em progressão. Os planejamentos em longo prazo precisam de certos ajustes, contudo a fiel prática dos exercícios propostos trará resultados surpreendentes.
A progressão dos exercícios da lista abaixo é do simples para o complexo, do baixo impacto para o salto reativo. Lógico que em alguns casos tanto a maturação e idade, quanto a especificidade de cada esporte e o nível de experiência no treinamento de potência podem alterar o estímulo oferecido. 
A tabela tem a relação da idade com a intensidade e exercícios oferecidos. Devemos levar em conta o histórico do atleta para localiza-lo na fase correta. O mais importante é a quantidade de tempo que desenvolve esse tipo de treinamento.
O treinador deve agora decidir quando começar e qual a distribuição dos exercícios. A paciência deve andar de mãos dadas com as intenções do treinador, pois somente assim produzirá atletas sem lesão.
Pessoalmente apliquei essa lista em muitos atletas que treinaram comigo e o resultado é impressionante. Garotos que começaram o treinamento com 16 anos e  agora com 21 anos de idade apresenta um nível de potência acima da média.

Exercícios para aumentar a impulsão
Tabela modificada do BOMPA (2001)

FONTE:
BOMPA, T. O., 1932. Treinamento de Potência para o Esporte: Pliomeria para o desenvolvimento máximo de potência. São Paulo. Ed Phorte, 2004 il.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caros leitores,

sua contribuição por meio dos comentários enriquecerá o blog, além de incentivar a melhora das postagens.

Atenciosamente,
Carlos Gomes