
As habilidades ofensivas no basquetebol são mais amplas que o desenvolvimento de técnicas básicas (fundamentos) e táticas experts. O lado psicológico do jogo em questão de inteligência forma uma base para todas essas habilidades técnicas e táticas. Portanto fique atento a essas dicas:
- Jogue esperto! Entender e saber o que o técnico procura;
- Jogue Generoso! Sempre passar para um jogador aberto e não forçar arremessos;
- Proteja a bola de basquete. Maneje a bola com objetivo. Evite erros;
- Faça passes seguros e fáceis. Não force passes. Todo passe não tem que liderar o placar;
- Passe a bola para fora da defesa. Sempre saber onde a defesa esta e passar para fora dela. Use as duas mãos como recebedor de passe;
- Jogo com o controle. Não pense no que você quer fazer. Leia os números e faça o que a defesa permitir você organizar e controlar é o que interessa;
- Seja paciente. Não jogue rápido! Uma boa regra para lembrar é a velocidade, mas não a pressa. Não é o quão rápido você vai e sim o que você faz em velocidade;
- Não force arremessos! Passe a bola quando você estiver bem marcado;
- Drible a bola de basquete com a cabeça alta e veja a quadra;
- Drible a bola para todos os lados. O jogador de basquete deve atacar os espaços na defesa. Sem dribles desnecessários;
- Sempre saiba o tempo e o placar;
- Mantenha espaço apropriado de 4 a 6 metros. O espaço é ataque e ataque é espaço. Mantenha o ataque alto (acima do lance livre) e aberto. Os jogadores do perímetro ficariam acima da linha de 3pts da NBA, exceto é claro quando o jogador executar cortes ou oportunidades de corta-luz;
- Faça passes. Como uma regra geral, Nossa equipe de ataque na quadra faz pelo menos três (03) passes antes da tentativa de arremesso, exceto em uma oportunidade de bandeja;
- Receba e encare. No 5x5, queremos nossos jogadores recebendo a bola e encarando a cesta na posição de tríplice ameaça. A base de ataque permite nosso jogadores ver toda a quadra e ler a defesa;
- Sempre procure ir dentro primeiro, antes de um arremesso de fora! Nosso primeiro objetivo todo ataque é ir lá dentro do garrafão. Nos gostamos que nosso pivô encoste na bola antes dos arremessos serem dados;
- Use o jump-stop na área do pivô. Mantenha a bola a baixo do queixo, com os cotovelos abertos;
- Sempre procure penetrar driblando até os cotovelos. Nós adoramos jogar ofensivamente nos cotovelos (jump stop, corta e passa para fora ou para dentro);
- Receba faltas. Para ganhar grandes jogos , você precisa ir a linha de lance livre e deve fazer os arremessos. Grandes jogadores vão ao lance-livre de 7 a 8 vezes por jogo;
- Comunicação em todos os corta-luz. Levante sua mão fraca para o driblador saber que você está indo fazer um corta-luz para ele. Como você define um corta-luz, chame o nome de seu companheiro de equipe;
- Definir corta-luz resistentes e rígidos. Defina seu corta-luz em números do defensor (headhunt). O jogador do corta-luz deve permanecer em uma posição estacionária para uma contagem de dois segundos;
- Sempre que receber o corta-luz atrasado tela final - Espere! Espere! Espere! Aguarde até que o jogador do corta-luz faça o jump stop e diga o seu nome antes de começar o corte em V para conseguir abrir;
- Leia a defesa. Pense antes de mover-se. Tente tirar proveito do que a defesa lhe dá. Nosso cortador e jogador do corta-luz deve concentrar-se em seu defensor e não somente na bola. Cortadores devem sempre fazer seus cortes distantes de seu defensor e "mover-se com um propósito."
- Mover-se para ser um grande receptor de passe! Como um receptor de passe, você deve sempre ir de encontro com a bola no passe, mostrar o alvo com a mão e chamar "BOLA";
- Corte Backdoor quando a defesa tiver na linha do passe. Quando o defensor tem um pé e mão na linha do passe para negar a recepção da bola, mudar de direção e fazer um corte por trás do defensor em direção a cesta com a mão em alvo;
- Fintar o passe para fazer o passe e olhar para usar um falso arremesso antes de drible;
- Reconhecer (crédito) a quem passou sem egoismo levando a cesta. "Ponto para ele," o cara da assistência. Deixe que os fãs saibam quem fez o jogo.
- Ataque as tabelas de ataque. Jogadores # 3, # 4 e # 5 devem travar as batalhas do rebote ofensivo, enquanto os jogadores # 1 e # 2 correm de volta para impedir o contra-ataque;
- Rebote ofensivo. Queremos que o nosso arremessador sempre siga o arremesso com as mãos para cima. Nossos outros jogadores (# 3, # 4 e # 5) são responsáveis pela rebotes do lado fraco. A maioria dos rebotes (75%) são pegados do lado fraco da cesta. Jogadores # 1 e # 2 lutam de volta ao meio da quadra para parar os nossos adversários no contra-ataque... Não a cestas fáceis!
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Carlos Gomes