BASQUETE4LIFE

sábado, 29 de dezembro de 2012

Treinamento e Desenvolvimento Esportivo

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed .

Conhece a planta Ficus Benjamina? É uma árvore utilizada para fazer cerca viva. Já viu quando ela cresce sem  direção e sem poda adequada? Pois é torna-se uma planta enorme toda desordenada.

Imagina se todos os donos das cercas vivas não moldassem os ficus, mangueiras, bambuzal etc. Seria um caos para todos inclusive as próprias plantas que começariam a disputar espaço, sol, água e nutrientes para crescer e firmar-se no ambiente. Por isso é importante a poda sistemática para que o jardim se torne o mas bem cuidado e organizado, que o espaço, a disponibilidade de água, o sol e os nutrientes daquele ambiente proporcionarem, independente da forma como é o jardim do vizinho.
O caminho reto para o desenvolvimento pleno me parece ser feito de diversas podas ao longo da vida. Não é fácil crescer sem as podas para fortalecer as raízes, o tronco e as folhas. As vezes temos que fazer algo porque temos que fazer e não porque queremos. Lógico, tudo de forma legal e moral! Ouvimos coisas que não queremos ouvir naquele momento e muitas vezes de pessoas especiais, contudo seria prudente tranquilizar o coração, fechar a boca e ficar firme em nossos propósitos.


A cumplicidade e a confiança, durante a convivência  entre o jardim e o jardineiro, são a base para o facilitar o canal de feedback oferecidos pelas duas partes. A diferença esta nos combinado nos bastidores e realmente não interessa o que se sabe e sim no que é colocado em prática.

Pensamos muitas coisas negativas durante o processo de desenvolvimento. Normal! A solução é controlar esses pensamentos com remédios do tipo "veja pelo lado positivo" ou "olhe o caminho percorrido, quanta coisa boa".
Treinamento esportivo é assim, senhores. Zona de conforto é um lugar péssimo para quem quer alcançar os céus. Moldamos e somos moldados em cada situação. Cada qual com sua característica.
O treinamento da Ginastica Artística é uma coisa linda. Os atletas praticamente moram no ginásio. Repetem o movimento até a perfeição. Várias vezes! A ginasta Kerri Strug, medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta, em 1996, declara que não gostaria de estar no momento do salto, com a medalha de ouro dependendo do seu salto. Ela com o entorse de tornozelo no momento. Mesmo assim o fez colocando o time acima dela. Foi e conseguiu. E hoje se diz satisfeita com o que fez.
Gosto um tanto de pessoas que se-esforçam para surpreender a si mesmo e poder ajudar da melhor forma possível outras pessoas.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caros leitores,

sua contribuição por meio dos comentários enriquecerá o blog, além de incentivar a melhora das postagens.

Atenciosamente,
Carlos Gomes