BASQUETE4LIFE

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conquista de Resultados | Perseverança, Disciplina e Treinamento

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed .

Nesse último final de semana (8 a 10 de dezembro) tive a oportunidade de participar do VII Fórum da Confederação Brasileira de Desporto Universitária (CBDU), em Maceió-AL, onde reuniu a maioria dos representantes e dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES), representantes do Ministério do Esporte, as Federações Universitárias (FUEs), a Diretoria da CBDU e atletas universitários de sucesso. 
O tema do Fórum foi o esporte universitário em uma perspectiva de participação e de rendimento. Foi um sucesso essa iniciativa! 
Palestras sobre a visão e objetivos da CBDU ministrada pelo Luciano Cabral (presidente da CBDU), experiências de sucesso na Natação Universitária, exposição dos planejamentos administrativos do esporte na UFRN e da UnB, o Ministério do Esporte explanou sobre a Lei de Incentivo do Esporte (LIE), que explicaremos em outro post, e nosso foco que é a atitude dos atletas para alcançarem o sucesso e representar nosso país em mundiais e Universíade de 2011.

Marcelo Contini, medalha de bronze no Judô, na Universíade 2011 e Fernanda Vaz bicampeã do handebol pela Uni'santana na Liga de Desporto Universitária (LDU), explanaram sobre sua percepção sobre seus talentos:
Marcelo Contini - "Eu não sou talentoso. Compensei isso com muita disciplina, treinamento físico e técnico para conseguir essa medalha de bronze na Universíade, me superando. Agora vou treinar mais ainda para continuar tendo resultados."
Fernanda Vaz - "Não me considero talentosa. Não gostava de handebol. Joguei basquete e voleibol  até meus 14 anos. Em uma competição fui chamada para jogar em uma Universidade quando me formasse no Ensino Médio e assim fui e estou até hoje. Em um ano de muito treinamento consegui resultados expressivos no handebol. A diferença foi a perseverança e o foco em longo prazo."

Continuo a acreditar no poder da perseverança e capacidade de visão em longo prazo. Além de muito trabalho duro! É lógico que não podemos aumentar a carga de treinamento de meninos abaixo de 15 anos de idade, mas em contrapartida podemos ajuda-los a desenvolver o pensamento em longo prazo, disciplinado e a perseverar diante de seus objetivos.
O esporte escolar e universitário pode e quer ajudar no desenvolvimento do esporte brasileiro tornando-se a massificação da pratica das modalidades esportivas. Vamos melhorar nosso esporte dando oportunidades a todos brasileiros a praticar o esporte.





Um comentário :

  1. Realmente acredito na possibilidade do esporte da escola e da universidade possa revelar estudantes-atletas ou mesmo entusiastas que possam trabalhar em prol do esporte brasileiro. Vamos Aproveitar a possibilidade da Lei de Incentivo ao Esporte para estruturar nossas escolas e universidades.

    ResponderExcluir

Caros leitores,

sua contribuição por meio dos comentários enriquecerá o blog, além de incentivar a melhora das postagens.

Atenciosamente,
Carlos Gomes