A dinâmica de grupo e equipes é um processo evolutivo constante adaptando as ações para responder fatores internos e externos dos grupos e equipes. Apesar de um grupo de pessoas não formar necessariamente uma equipe, sabemos que toda equipe é um grupo de pessoas. A equipe é a interação de um grupo de pessoas com objetivos em comum.
Os grupos passam por uma sequencia de estágios evolutivos para tornar-se uma equipe. Essa dinâmica de grupo e equipe embora não hajam sequencias certas muito menos o tempo passado em cada estágio, os grupos enfrentam esses estágios para a acomodação das pessoas em prol das metas em comum. Os quatro estágios são: Formação, Agitação, Normatização e Atuação.
Formação
É o momento de conhecimento entre os integrantes do grupo. As comparações sociais existem nessa fase como a avaliação de forças e fraquezas entres os membros. A dinâmica de grupo nessa fase esta focada na identificação dos papeis desempenhados por cada um, assim como a comunicação entre eles. Geralmente é uma fase de competitividade entre as pessoas buscando seu lugar no grupo.
Agitação
A fase de agitação na dinâmica do grupo tem como características a resistência a liderança, resistência ao controle do grupo e por conflitos interpessoais. Esse estágio aparece após a determinação de regras desenvolvidas e impostas e durante períodos de instabilidade quanto ao resultado do time. A necessidade de uma comunicação aberta e franca do líder se faz necessária. Avaliações de forças e fraquezas de cada individuo, assim como a clareza de seu papel no grupo pode ajudar a aliviar as incertezas.
Normalização
A hostilidade é substituída pela solidariedade e cooperação. Os indivíduos passam a trabalhar em equipe para alcançar os objetivos em comum.. A coesão de grupo ocorre nesse estágio, a medida que os membros do grupo constroem uma unidade. Agora em vez da competição pelo status e reconhecimento, os indivíduos lutam por economia de esforço e efetividade da tarefa. Esse é o momento que o líder elogia pelo desempenho individual e coletivo de sua equipe, enfatizando a contribuição única de cada membro para o sucesso da equipe.
Atuação
Nesse estágio da dinâmica de grupo e equipe os papeis já estão bem definidos e as energias canalizadas para o sucesso de todos. Os membros respeitam e encorajam as realizações de outros companheiros. O líder deve evitar atividades de competitividade e agressões interpessoais. Feedbacks positivos em relação as contribuições especiais de cooperação devem ser encorajados.
Ter ciência da dinâmica do grupo e equipe facilita a atuação e reconhecimento do líder em prol da formação de sua equipe. Quando muitos trabalham pouco, chegam a realizar grandes tarefas.
FONTE:
Weinberg, R. S, Gould, D. Fundamentos da Psicologia do esporte e exercício. 2ed - Porto Alegre. Artmed Editora, 2001.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caros leitores,
sua contribuição por meio dos comentários enriquecerá o blog, além de incentivar a melhora das postagens.
Atenciosamente,
Carlos Gomes