A definição da concentração em ambientes esportivos deve conter três partes: A concentração em sinais relevantes; manutenção do foco de atenção a todo o tempo e; consciência da situação.
Parte de se sentir concentrado é manter o foco de atenção em sinais importantes durante o treino ou jogo e eliminar os sinais não importantes. Por exemplo, você vai arremessar dois lances livre ao final do jogo, com apenas alguns segundos para o termino do jogo e seu time está perdendo por um ponto. Um sinal importante pode ser focar na realização da rotina normal antes do arremesso do lance livre, como por exemplo: driblar a bola, girar três vezes, olhar para a cesta e mirar no aro. Sinais não importantes podem ser os torcedores gritando e acenando atrás da tabela.
Outro ponto importante para se estar concentrado é manter o foco de atenção durante um longo período de tempo, como por exemplo manter o foco durante toda a competição. Existe atletas que tem momentos de grandeza, contudo poucos conseguem esse alto nível por muito tempo. Isso não é um trabalho fácil, mas também não é impossível.
Finalmente, o menos entendido e também o mais importante aspecto do foco de atenção é a capacidade de você analisar a situação para saber o que está acontecendo a sua volta. Isso é o que falamos que o atleta está a um passo à frente de todos os outros. Esse aspecto é conhecido por consciência da situação. Pesquisas científicas destacam que atletas de elite são capazes de analisar situações mais rapidamente e usar mais sinais para antecipar a situação, do que outros atletas. Você quer ser um atleta de elite?
Veja o vídeo exemplificando esses 3 aspectos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caros leitores,
sua contribuição por meio dos comentários enriquecerá o blog, além de incentivar a melhora das postagens.
Atenciosamente,
Carlos Gomes